Exposição de Vídeo-Pôster

Acesse a lista completa no link

Núcleo de Produção e suas áreas de atuação
Resumo: O vídeo pôster do NUPROC é um pequeno projeto realizado pelos bolsistas, mostrando os principais tópicos que o Núcleo aborda e suas responsabilidades na atuação da Produção Cultural.

Palavras-chave: NUPROC; produção cultural; eventos.


Vídeo-pôster – Revista Corte Seco
Resumo: Esse é o vídeo-pôster do projeto Revista Corte Seco que tem como coordenador Rodrigo Capistrano pro Festival UFCA de Culturas. Nele, é exibido um pouco do nosso trabalho cultural em relação ao Almanaque Corte Seco, nossa primeira revista impressa e também nosso maior trabalho do ano de 2022. Nesse vídeo, é ressaltada nossa experiência enquanto equipe na produção desse trabalho, nosso desempenho nas outras atividades do projeto e o resultado final dessa experiência.

Palavras-chave: Audiovisual; revista; almanaque.


A cultura como fomentadora para o desenvolvimento tecnológico: a criação de um acervo musical em formato de aplicativo
Resumo: Na interseção entre desenvolvimento tecnológico e preservação do patrimônio cultural caririense surge a ideia de elaborar um acervo musical em formato de aplicativo de streaming de músicas de livre acesso, com músicas autorais de artistas do Cariri. Nessa perspectiva, desenvolveu-se o aplicativo web em linguagem PHP e JavasCript intitulado Zuvido, que contém espaços para o acervo musical em si além de um pequeno blog, permitindo a publicação de matérias relacionadas às atividades do projeto. Atualmente, o acervo conta com a parceria de um selo musical, com 6 artistas e 8 álbuns, além de estar em processo de expansão planejada para as próximas semanas.


Fortalecimento da cultura do artesanato com fibra de banana na comunidade de Mulheres Artesãs em Missão Velha/CE
Resumo: A existência de uma associação de mulheres artesãs, em Missão Velha/CE, que usam fibras de banana levou à concepção deste projeto. O objetivo é estudar o uso de resíduos dessa atividade na produção de argamassa. Esta alternativa apresenta uma agregação de valor ao resíduo citado, por ser um material sustentável, além de mostrar um possível produto de suas atividades, antes não pensada por elas.

Palavras-chave: Artesanato; Fibra de banana; Argamassa com fibras naturais.


Recitação do Poema – A Guerra Que Aflige Com Os Seus Esquadrões o Mundo de Fernando Pessoa, Distocult
Resumo: Em 2022 o Distocult debruçou-se sobre a literatura ficcional ligada à guerra. A escolha deveuse também, é verdade, pelo cenário atual do conflito entre Rússia e Ucrânia. Mas, antes e sobretudo deveu-se à importância que a guerra possui na história das sociedades, por vezes transformando-as completamente, por vezes aniquilando-as, desde a antiguidade a guerra acompanhou nossa história. No festival UFCA de culturas, resolves por publicar um vídeo pôster com a recitação do poema A Guerra que Aflige com seus Batalhões o Mundo de Fernando Pessoa. Nele, o poeta escancara a terrível contradição da guerra (ou talvez mais precisamente dos que guerreiam) que busca a mudança, mas inflige a morte, que é a anulação do ser. Por fim, faz uma brilhante analogia e conclama a paz para a humanidade. Um poema filosófico, profundo, que faz-nos pensar sobre um evento tal presente e terrível na história humana.

Palavras-chave: Guerra; transformações; ficção.


Coletivo Escrevivências Lendo e reescrevendo o mundo a partir de obras literárias brasileiras Um relato de experiência
Resumo:
Segundo a autora brasileira Conceição Evaristo, …diante das histórias que incomodam, a escrevivência quer justamente provocar essa fala, provocar essa escrita e provocar essa denúncia. Ademais, Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do projeto de cultura Coletivo Escrevivências Lendo e reescrevendo o mundo a partir de obras literárias brasileiras, que tem como objetivo criar um espaço que promova, através do fomento à leitura e à discussão de obras literárias, um olhar crítico sobre as problemáticas sociais brasileiras, além de formar um coletivo de leitores e estimular a procura por obras culturais de relevância social. Durante o ano de 2022 foram discutidas obras como Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus, Estação Carandiru de Dráuzio Varela, Eu, Travesti de Luísa Marilac e Nana Queiroz, e Holocausto Brasileiro de Daniela Arbex. A partir das discussões realizadas em grupos de redes sociais e em reuniões virtuais foi possível identificar diferentes pontos de vista sobre tópicos relevantes da sociedade brasileira, além de agregar novas perspectivas às leituras realizadas a partir de uma experiência coletiva.


AQUARELA: o uso da pintura e do desenho como forma de expressão artística e de ensino.
Resumo: O vídeo-pôster introduz uma ação do Projeto, no qual foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental envolvendo 17 alunos, do 6º ao 9º ano. Abordou-se de maneira teórica o ensino do sistema digestório, e em seguida, os alunos pintaram em aquarela os órgãos e as partes correspondentes. Essa aliança de ensino e arte objetivou tornar o ensino de Anatomia lúdico e de fácil compreensão, já que a construção da obra de arte se baseia em formas anatômicas do corpo humano, criando um vínculo entre a criatividade e a aprendizagem.

Palavras-chave: Pintura; Ensino; Anatomia.


Entalhes na madeira, registros do protagonismo feminino: levantamento de xilógrafas no acervo do LACIM.
Resumo: Considerando o protagonismo das mulheres enquanto agentes ativas na criação e manutenção das culturas, memórias e tradições, objetivou-se realizar um levantamento das xilogravuras produzidas por mulheres existentes no acervo do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM) da UFCA, visando identificar quais xilógrafas compõem o acervo e quais temas de suas produções. Ao final desse projeto, espera-se ter tratado e organizado todas as xilogravuras feitas por mulheres existentes no LACIM.

Palavras-chave: Xilogravura; Xilógrafas; Crítica Social; Diversidade Cultural; Igualdade de Gênero.


A percepção sobre o uso de plantas medicinais lícitas pela Juventude Caririense
Resumo: O Projeto Raízes da Cura está ativo na UFCA desde 2018, durante esse período sempre buscamos exaltar as meizinheiras. Desde o inicio, tivemos dificuldade em levar o conhecimento aos jovens. Elaboramos assim esse estudo para entende a percepção do uso de plantas medicinais no publico jovem. DISCUSSÃO E RESULTADOS: Ao todo, tivemos 25 respostas. Através da análise, 88% acreditam que as plantas possuem o poder de melhorar os sintomas, 76% já fizeram o uso de plantas medicinais,88% declarou que incorporaria mais plantas medicinais na rotina, caso tivesse mais acesso a informações sobre elas. CONCLUSÃO: Desse modo, é nítido a importância de entender como esse público se comporta sobre o tema, com a finalidade de criar formas que despertem o interesse deles.

Palavras-chave: Juventude; Plantas medicinais; Cariri.


O uso da literatura de cordel como mecanismo para promoção de cultura e educação em saúde.
Resumo: A Literatura do Cordel tem como base a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira, sendo utilizada como ferramenta para disseminação de fatos históricos, políticos, culturais e sociais, cumprindo, assim, o seu papel no desenvolvimento do senso crítico da comunidade, de forma dinâmica, emotiva e popular. Com essa finalidade, o Projeto Tenda do Conto do Cariri desenvolveu, no mês de junho de 2022, uma ação de intervenção voltada à comunidade, no período das Festas Juninas e da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, eventos de manifestação cultural e popular da localidade. Essa intervenção teve como finalidade promover a conscientização, por meio da narração de cordéis, de origem autoral, sobre temas de caráter afetivo, como a esperança e o amor, a cultura nordestina e suas tradições, além da segurança das crianças em meio a essas festividades, sendo a última temática a principal abordada. Em períodos de festas juninas, os acidentes infantis são frequentes, principalmente os relacionados às queimaduras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 180 mil pessoas morrem por ano em consequência de queimaduras, sendo, assim, a quinta causa mais comum de lesões não fatais na infância (BRASIL, 2022). Assim, esses dados demonstram a importância da prevenção de tais acidentes, de forma acessível e dinâmica, por meio da literatura do cordel.

Palavras-chave: cordel, cultura, saúde.


OFICINA ORFF: Desenvolvimento e colheita
Resumo: Essa produção consiste em um compartilhamento da experiência dos bolsistas da EMUC Débora Layane Muniz Lima e Cícero Gabriel Mateus da Silva que ministraram uma Oficina na Universidade Federal do Cariri sobre a Pedagogia e Obra do Carl Orff, intitulada de Oficina Orff, promovida pelo projeto Escola de Música da UFCA (EMUC). O minicurso foi desenvolvido voltado para a aplicação da metodologia de Carl Orff no ensino de música para crianças, e teve como objetivo oportunizar aos interessados, vivências com a metodologia Orff, no contexto educacional, além de conhecer e praticar as principais estratégias presentes na metodologia Orff Schulwerk. A Oficina Orff foi realizada do dia 22 ao dia 24 de Junho de 2022 sendo dividida em duas partes, a primeira realizada na Universidade Federal do Cariri denominada de teórica, onde os inscritos tiveram contato com a metodologia Orff Schulwerk, por meio de encontros, discussões e realizações das principais estratégias presente na metodologia em questão. Na segunda parte, prática, os participantes da oficina tiveram a oportunidade de exercitar as atividades e conceitos trabalhados na instituição Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) em Juazeiro do Norte. Dessa forma, no vídeo-pôster falamos de como foi a nossa experiência, desde a preparação do minicurso até a realização do mesmo, assim apresentamos como foi desenvolvida a oficina e os frutos que a mesma gerou dentro e fora da Universidade.

Palavras-chave: Oficina, Orff, Metodologia.


Quilombo mulatos: narrativas quilombolas, tradição oral, memória e patrimônio cultural.
Resumo:
O Brasil possui uma rica herança afro-brasileira viva nos quilombos. É preciso preservar e publicizar este patrimônio, suas tradições orais, seu legado e sua memória social. Assim o presente projeto tem como objetivo registrar a memória do Quilombo Mulatos da Serra Boca da Mata, em Jardim. Os objetivos são: Registrar narrativas e tradições de integrantes do Quilombo Mulatos; Problematizar as memórias individuais e coletivas para compreender a amplitude da experiência social do quilombo na Região; Contribuir no combate ao racismo e na promoção de políticas de ações afirmativas; Disponibilizar um acervo memorial à comunidade local e científica; oportunizar aprendizado multidisciplinar aos integrantes do projeto.

Palavras-chave: Cultura; Patrimônio; Tradição.


Lampião vai ao inferno buscar Maria Bonita
Resumo:
O Núcleo de Pesquisa e Criação Teatral Musical visa desenvolver atividades relacionadas à investigação artística e acadêmica das modalidades e possibilidades estéticas do teatro musical no Brasil de maneira geral e no Cariri em particular. Com pesquisas de linguagem com o intuito do desenvolvimento de uma estética de teatro musical brasileira, através do desenvolvimento de montagens e de criação de repertório, propiciando a formação e treinamento no leque interdisciplinar que abrange as atividades de teatro musical: texto, cenografia, figurino, composição, execução musical, produção, divulgação, direção teatral, canto, atuação etc. O processo de montagem partiu de um aprofundamento no texto e nas personagens. Com leituras e revezamento, cada membro construiu diferentes versões de personagens e estudou indicações diversas para cenas. Encontros também deram vida aos versos cantados que costuram a narrativas, experimentando com diferentes ritmos e melodias.


Ensino de violão pela EMUC
Resumo:
Este trabalho consiste em um breve resumo das práticas de ensino de violão promovidas pelos autores, durante o segundo semestre de 2022 no programa EMUC da UFCA.

Palavras-chave: violão; educação; música.


Projeto Artes Híbridas – Vídeo Pôster
Resumo: Apresentação breve sobre o que é o artes híbridas em sua totalidade mostrando trabalhos feitos e quem são os participantes atuais do projeto, além disso, fazer o anúncio da nova edição da revista baldio mostrando o processo de criação e conceito

Palavras-chave: Artes Híbridas Furturo


Nordestinados a Ler: Blog Leterário
Resumo:
O Nordestinados a Ler é um projeto interdiciplinar, dialógico e interativo cadastrado na Próreitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com vistas na produção e no compartilhamento de informações com ênfase em conteúdo de autoria feminina. O blog busca informar, divulgar e valorizar a cultura literária nordestina. Além do blog, temos um perfil no Instagram, em que cotidianamente postamos cards com a história e a obra de escritores (as), cantores (as) e/ou pintores (as). O vídeo-poster traz informaçoes acerca do trabalho do Nordestinados a Ler e de suas mídias sociais. Além disso, informamos sobre a Discussão Literária, atividade realizada todo último sábado de casa mês, via Google Meet. O objetivo é refletir sobre a obra de uma escritora da Região Nordeste. Ademais, todos os sábados, no horário de 17:00h às 17:30h, em parceria com a Rádio Cafundó, uma Web Rádio Comunitária do Mutirão no município do Crato, apresentamos um programa sobre uma personalidade artística brasileira.

Palavras-chave: Nordestinado a Ler – blog; Literatura feminina – nordestina; Cultura.


Podcast Cinema e Saúde
Resumo: Este vídeo-pôster se trata da apresentação de um produto cultural do projeto cinema e saúde, no caso, o nosso podcast. Criado em 2022, essa foi uma ideia que surgiu com a pretensão de entramos ainda mais no mundo dinâmico da internet, além de expandir os horizontes de alcance do projeto. E, sendo assim, vemos no festival uma oportunidade de darmos destaque e divulgação para essa ideia que se transformou num dos pilares do nosso trabalho de divulgação da cultura, educação e tolerância.

Palavras-chave: projeto, podcast, cultura.


A cultura na formação humana: Lei 10639/2003 e o ensino da cultura africana e afro-brasileira
Resumo: O projeto A cultura na prática docente e na formação humana: lei 10.639/2003 e o ensino da cultura africana e afro-brasileira, realiza atividades formativas com secretarias de educação, professores, alunos/as, povos quilombolas acerca da cultura africana e afro-brasileira. Tendo como bolsista a discente Silmara Oliveira Nunes e orientador o professor Dr. Reginaldo Ferreira Domingos. As ações são realizadas nos municípios Brejo Santo, Porteiras, Abaiara e Milagres, buscando refletir a promoção da cultura de base africana e afrodescendente na construção identitária social.

Palavras-chave: Cultura; Afro-brasileira; Formação.


Cultura, Africanidades e Afrobrasilidades nos espaços formais de educação
Resumo: Sendo necessário desconstruir todo esse processo de apagamento histórico na formação dos povos negros no Brasil, com maior visibilidade à história e à cultura dos afrodescendentes, através da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar com a necessidade de produzir saberes principalmente no campo educacional, ainda pouco visível decorrente de vários fatores que dificultam o combate ao
racismo no desenvolvimento das estratégias que norteiam as atividades culturais, com a finalidade de averiguar as formas como são abordadas as ações culturais nas instituições de ensino médio. O objetivo de nossa pesquisa é saber como as atividades culturais sobre africanidades e afrobrasilidades com base na Lei 10.639/2003, vem sendo abordada e desenvolvida nos ambientes educacionais e quais dessas escolas de ensino médio das cidades escolhidas realmente fazem essas DCNs serem colocadas em prática no dia a dia escolar.

Palavras-chave: Educação; Étnico-raciais; Cultura.


Pintando a Mente
Resumo: A proposta do vídeo-pôster Pintando a Mente surge como um meio de tornar público o trabalho do projeto na busca por inclusão de crianças autistas às terapias alternativas, ocupacionais, na região caririense, tendo como campo de prática a instituição AMA Cariri. Dessa forma, visamos promover uma redução das desigualdades no tratamento do autismo e aguçar o debate sobre essa temática no meio acadêmico e social.


Projeto Museu UFCA
Resumo: O projeto Museu UFCA tem como objetivo instituir um museu digital onde tanto a comunidade acadêmica quanto o público em geral possam desfrutar de um rico acervo que ajuda a contar e a preservar a história e a memória do Cariri cearense, acervo esse que surgiu através de
décadas de pesquisa dos pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker. Dessa forma, o projeto tem como objetivo compartilhar o patrimônio histórico e cultural da região, visando preservá-lo para as próximas gerações.

Palavras-chave: Museu; Memória; Patrimônio.


Cartografias audiovisuais do Cariri cearense: Cine Café e outras iniciativas cineclubistas
Resumo: A cidade de Juazeiro do Norte apresenta uma forte expressão audiovisual, sendo também lugar de formação de público com as salas de cinema que já existiram aqui. O presente vídeo-pôster tem como objetivo remontar essa história como um marco importante na região e na cultura cinéfila local, além de apresentar projetos que seguem criando espaços de desenvolvimento de cinefilia.

Palavras-chave: Cariri; Cinema de rua; Cineclube.


BIODEFENSIVOS NA ERRADICAÇÃO DE INFESTAÇÃO DE PRAGAS NAS PLANTAÇÕES DE FEIJÃO-CAUPI
Resumo: A agricultura convencional geralmente está relacionada com o uso abusivo de agrotóxicos e isso tem aumentado à intensidade de insetos-praga nas culturas. Assim, inseticidas botânicos são uma forma alternativa de controle eficiente que atende a um consenso mundial de sustentabilidade. Diante disso, o presente estudo objetivou estudar a influência óleos essenciais no ataque de pragas do feijão-caupi, visando atender a demanda dos agricultores familiares do Cariri cearense.

Palavras-chave: óleo essencial; hidrodestilação; biodefensivos.


SABOARIA MEDICINAL E SUSTENTÁVEL
Resumo: A natureza é vital. Desde o início da civilização, a história nos mostra o uso eficiente de plantas na medicina como fármacos de tratamento para várias doenças. A saboaria medicinal e sustentável vem reafirmar o uso medicinal das plantas como fármacos de tratamentos dermatológicos, mostrando como o uso de cada planta contribui no tratamento da pele através do uso dos nossos sabonetes. Todo processo de produção é feito através da extração de plantas contribuindo para criação de um produto 100% sustentável. Através de oficinas e minicursos e com o auxílio dos envolvidos no projeto os alunos participam de todo processo de fabricação, desde o corte da glicerina até a moldagem dos sabonetes. O nosso projeto está reafirmando conhecimentos e incentivando hábitos mais sustentáveis e ecológicos de produzir sabonetes.

Palavras-chave: saboaria medicinal; sabonetes; sustentável.


PROJETO ENCONTRO DE SABERES INDÍGENAS
Resumo: A VIII SEMACO e IV EnSIS ocorreu entre os dias 06 a 11 de junho de 2022 no IFE/UFCA. O evento contou com um total de 200 inscritos e teve como objetivo discutir questões ambientais em diálogo com os povos indígenas e a comunidade por meio de oficinas, palestras, encontro de parentes e outras atividades. Dessa forma o evento cumpriu importante papel social e científico ao abrir as portas da universidade para a entrada dos povos indígenas e suas ciências.

Palavras-chave: Meio ambiente; Saberes indígenas; Povos indígenas.


Ciências Naturais como Espaço para Curricularização da Cultura
Resumo: Casos para ensino podem torna-se instrumento na construção de práticas pedagógicas interculturais. Neste viés o projeto busca construir e aplicar casos para ensino baseado em experiências sociais dos povos originários, pois o saber ou conhecimento desses povos é, provavelmente, a mais antiga tradição científica do planeta. O saber ou conhecimento Indígena é resultado da vibrante relação entre os povos originários, seus ecossistemas, os seres vivos e não vivos que compartilham o seu território.

Palavras-chave: Casos para ensino; interculturais; originários; saber; conhecimento.


LEVIS EM REDE
Resumo:
LEVIS é o laboratório de estudos em violência e segurança pública, entre os projetos do laboratório temos o de cultura “LEVIS EM REDE”, um dos objetivos é promover a divulgação científica utilizando as redes sociais para compartilhar conceitos, teorias e explicações sobre os temas da segurança pública, dos direitos humanos e da cultura de paz. Além disso, auxilia na interação com os estudantes e seguidores das redes sociais do laboratório que se interessam pelas atividades relacionadas.

Palavras-chave: Segurança Pública; Violência; Direitos humanos.


Sequências Didáticas Interculturais e Interepistêmicas
Resumo: A cultura científica eurocêntrica hegemônica no currículo escolar é instrumento de epistemicídios. O projeto desenvolvido na disciplina de Laboratório de Práticas Pedagógicas visa contribuir com a desconstrução desse modelo de educação colonial. As SD produzidas na disciplina reafirmam os valores dos diversos saberes e ampliam o conceito de ciência.

Palavras-chave: Epistemicídio; Multiculturalismo; Interdisciplinaridade.


Trilhas IFECast: Minha Comunidade
Resumo: O objetivo deste estudo visa apresentar o protagonismo de estudantes da pedagogia em práticas ciberculturais com o espaço Coempreendedor IFECast : Minha Comunidade. A comunidade retratada é o Campus de Brejo Santo, com estudantes de licenciatura interdisciplinar e de pedagogia. O projeto é vinculado a Procult/UFCA, coordenado pela professora Dra. Karine Pinheiro de Souza, com apoio de um bolsista Donilton Inacio Silva – Bolsista e os voluntários, Daniel Brandom Tavares da Silva, Suyany Erika Alves Juca Furtado, Paula Ingryd da Rocha Silva. O Projeto contou com vários momentos pedagógicos para engajamento como comunidade do IFE, por meio da Escolarização Aberta, buscando a identidade, significado e prática, essa mediação foi feita com problematização sobre a minha realidade, visitas de campo a comunidades quilombolas, descobertas de trilhas ambientais, criação de storytelling, exposição de foto narrativas, além das entrevistas que motivaram as descobertas da docência. Para tanto, as abordagens pedagógicas vinculam-se aos estudos dos clássicos Sócrates, Paulo Freire e buscando nos contemporâneos Silva( 2005), Santos(2009), Okada(2009), Souza(2014) amparo no desenvolvimento da pedagogia da autonomia. Portanto o canal conta com cerca de 1.800 visualizações e o o envolvimento consciente e implicando dos praticantes culturais que se mobilizaram como produtores reflexivos do PodCast e que se desenvolveram numa prática situada com o compartilhamento continuo, por meio do debate

Palavras-chave: Protagonismo Estudantil; Tecnologias Digitais; PodCast.


Video Pôster – Rayssa Oliveira
Resumo: Sou Rayssa Oliveira, estou no 3 semestre do curso de Design, faço parte do projeto NAVE, Núcleo Artes UFCA, coordenado pela professora Aglaíze Damasceno. Vou falar sobre a minha experiência dentro como bolsista, especificamente sobre o processo de elaboração da linguagem gráfica a partir da identidade do evento TOCA AQUI, que aconteceu no Refúgio café bar, em Juazeiro do Norte. Propus a linguagem gráfica do evento a partir da proposta da identidade visual e mentoria da professora Aglaíze. A ação propôs exposição, música e arte; a ideia é que a identidade transmitisse esses campos dentro de uma unidade gráfica. A partir da identidade proposta, trabalhamos durante um certo tempo, revendo e refinando a proposta, avaliando o que funcionaria melhor até chegarmos na proposta final.

Palavras-chave: Evento toca aqui.


Vídeo Pôster – Beatriz Máximo
Resumo: O Vídeo se trata de um vídeo pôster a ser apresentado no festival de culturas da UFCA. Trata-se de uma apresentação sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto CICLOS em parceria com a Gráfica Sobreira, de catalogação e experimentação gráfica utilizando tipos
móveis. Há uma breve contextualização a respeito do que são tipos móveis e como se trabalha com eles, também se fala sobre a parceria com a Gráfica Sobreira e minhas impressões sobre o trabalho que foi e vem sendo realizado.

Palavras-chave: Tipos móveis; Impressão; Tipografia.


Aulas de Canto Coral, através da Escola de Música do Cariri (EMUC)
Resumo: O trabalho a seguir trata-se um vídeo-pôster onde relata-se as experiências, e trocas dentro das aulas de Canto Coral através do programa Escola de Música do Cariri – EMUC, o trabalho é desenvolvido no Complexo mais Infância, localizado na cidade de Barbalha, pela bolsista Patrícia Flor, e mentoria do coordenador Rodrigo Alexandre.

Palavras-chave: Aula de canto; canto coral; escola de música.


Programa Birô Cariri
Resumo: O Programa Institucional Birô Cariri, desenvolvido pela Pró Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult UFCA), desde 2014 vem fomentando a economia criativa local auxiliando os microempreendedores da região. Um dos projetos do Birô Cariri, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste CCBNB (Unidade Cariri) e apoio da Secretaria de Cultura do Crato (Secult), é a Feira Cariri Criativo: evento que visa promover a exposição e comercialização de produtos artesanais e gastronômicos feitos por produtores da região carirense.

Palavras-chave: Cultura; Economia Criativa; Feira Cariri Criativo.


Projeto: A história e a cultura intrínsecas às construções.
Resumo: Este projeto se apresenta como instrumento de fortalecimento da história e cultura intrínsecas às construções da região do CRAJUBAR, em vista que se tratam de cidades históricas e culturais, que ao longo das gerações estão perdendo o seu vigor. Nessa perspectiva, o tour virtual convida o telespectador a vivenciar a problemática envolvida na quantidade e estado de conservação dessas edificações, observar os diversos patrimônios históricos e contemplar a beleza da arquitetura das fachadas.

Palavras-chave: construção; cultura; patrimônio histórico.


Experiências Vivenciadas Através do Aprendizado de Um Novo Idioma
Resumo: O ELEC: Ensino de Línguas Estrangeiras sob Uma Perspectiva Intercultural, esse ano, traz para o Festival UFCA de Culturas, uma breve apresentação das atividades que tem desenvolvido desde o mês maio, em um curto Vídeo-Pôster. Além disso, o material audiovisual traz uma abordagem das experiências vivenciadas no projeto, tanto do ponto de vista dos voluntários, quanto dos usufrutuários. O vídeo está dividido em 5 partes: a primeira parte evidência a importância de se aprender um idioma além do nativo, a segunda argumenta a necessidade de criação do projeto, a terceira apresenta as atividades que vem sendo realizadas, a quarta traz o relato das experiências vivenciadas por um voluntário e por fim, a última parte traz relatos de utentes do projeto.

Palavras-chave: Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Inclusão Social; Acessibilidade.


Cultura e Memória do Povo Truká
Resumo:
O presente projeto se refere à construção de um documentário junto ao povo Truká, de Cabrobó/PE. A sua temática central é a construção das lideranças no território, buscando entender sua formação, legitimação e como atuam os papeis institucionalmente definidos na comunidade. O documentário será composto, principalmente, por depoimentos de anciãos,
anciãs e jovens, e de registros das vivências da comunidade. Organizaremos ainda um banco de dados com o material audiovisual colhido para uso como material didático e de divulgação pela escola indígena parceira do projeto. Para efetivação do documentário, tem se adotado um processo participativo, com uma construção conjunta de temas, roteiro, formatos, dentre outros, junto com lideranças Truká.

Palavras-chave: Povo Truká; documentário; memória.


Vídeo-Pôster do projeto Sonetossom
Resumo: A relação dialética entre a subjetividade artística e a objetividade científica tensionam uma basilar polarização nas instituições de ensino superior. Dessarte, o projeto visa trazer à tona a interdisciplinaridade da cultura como forma de valorização e renascimento de competências
culturais nos discentes de Engenharia, através da literatura lírica para o fomento do hábito de leitura ao ressuscitar a figura e obra do engenheiro Joaquim Cardozo.

Palavras-chave: Joaquim Cardozo; Engenharia; Literatura.


PROJETO FUXIQUEIRAS DA CHAPADA: CULTURA, DIVERSIDADE E FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL.
Resumo: O projeto foi desenvolvido com as mães da comunidade do baixio das palmeiras Crato-CE, visando a geração de renda e aproximação da família através do artesanato. O artesanato é uma das mais ricas formas de expressão da cultura e do poder criativo de um povo. Na maioria
das vezes, é a representação da história de sua comunidade e a reafirmação da sua autoestima. Nos últimos tempos, tem-se agregado a esse caráter cultural o viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda e potencialização de vocações regionais. O Projeto vinculado a universidade federal do cariri, junto com a pro Cult,
realizado no período de março a dezembro de 2022, traz a participação das mães para a elaboração dos fuxicos, na busca de aproximação da família, entre seus integrantes, com a comunidade. A motivação inicial foi com a amostra de Uma Colcha de Retalhos, e uns questionário de abordagem inicial. Identificados os objetivos, na primeira fase, as mães aprenderam as diversas técnicas de artesanato, pontos de crochê, tricô e bordado. Na segunda fase, as mães participaram de duas oficinas, em que elas foram monitoras. Na terceira fase, concluíram seus trabalhos e fizeram uma exposição. Apesar de serem variadas as metodologias empregadas no desenvolvimento de produto de moda, poucas são aquelas dedicas à valorização de comunidades artesãs.

Palavras-chave: Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural; PROCULT.


Volta da prática de esportes coletivos na UFCA e desenvolvimento dos atletas pós pandemia.
Resumo: A pandemia da COVID-19 iniciou-se em 2020 com a disseminação rápida do Coronavírus e os atletas foram diretamente afetados com isso. Imersos em uma nova realidade, o isolamento social não permitiu a prática frequente de exercícios físicos e treinos específicos das modalidades coletivas. O trabalho apresenta os impactos que a mudança de rotina de treinos causou nos alunos durante esses dois anos passados e o desenvolvimento que obtiveram após o retorno das atividades ao fim da pandemia.

Palavras-chave: Pós-pandemia; Prática esportiva; UFCA.


 

Cordel: ferramenta de educação e saúde na melhoria da qualidade de vida na comunidade
Resumo: A comunicação humana por meio da linguagem verbal e não verbal é o ato mais antigo e intrínseco a ser representado pelo homem através das letras, desenhos, gestos e pinturas. Isso tudo nasce do anseio em transmitir e receber informações ,além de sentimentos a qual o ser humano é capaz de sentir e saber. Nessa perspectiva, a transferência do saber evoluiu da transmissão oral para ser associada aos adventos tecnológicos como a imprensa e nesse âmbito esteve presente a literatura de cordel: uma maneira de comunicar notícias e histórias de forma poética e democrática, trazida da cultura dos trovadores medievais e se estabelecendo no nosso nordeste. A linguagem do cordel, que é marcada pela oralidade rimada e por uma linguagem informal, abre caminhos para o acesso a informações. O cordel, que é símbolo do povo nordestino, tem o poder de estar lado a lado com a população e falar na sua língua: aquela do dia-a-dia. Assim, nos apropriando dessa literatura, surgiu o projeto Cordel, Café, Ciência e Saúde, em que, desde 2017, elaboramos textos de literatura em cordel a fim de levar educação em saúde de forma livre e descontraída, que nos permite cativar a atenção dos ouvintes, e, dessa maneira, cumprimos o nosso papel de agentes modificadores da realidade social. Dessa forma, o projeto cultural Cordel, Café, Ciência e Saúde trata de temas voltados à promoção, prevenção e proteção da saúde por meio de cordéis que são apresentados à comunidade através de ações em formas de roda de conversa, de palestras e de ações nas redes sociais.

Palavras-chave: Cordel, comunidade, ações.


  1. ser gravado em modo “paisagem” (câmera/celular na horizontal), com câmera/celular estável em algum tipo de base ou suporte, para evitar instabilidade da imagem;
  2. ser gravado com boas condições de som e iluminação;
  3. respeitar os direitos autorais e de imagem, não expondo sem autorização pessoas, locais, criações, produtos ou objetos detentores de proteção legal;
  4. ter duração de 3 a 5 minutos;
  5. fazer menção visual e/ou sonora a que se trata de um vídeo-pôster apresentado no Festival UFCA de Culturas;
  6. ter no máximo 300 MB de tamanho no arquivo;
  7. ser exportado em formato MP4 ou MOV;
  8. ser hospedado em serviço de armazenamento online e disponibilizado, no ato de inscrição, por meio de link que permita download do vídeo; os vídeos não poderão ser hospedados diretamente na plataforma do SIGEventos. O inscrito deve atentar-se para as permissões de compartilhamento no caso de plataformas que restrinjam acessos, como Google Drive;
  9. apresentar resumo simples (até 500 caracteres);
  10. ser enviado junto a documento explicativo (o qual deverá ser anexado no ato da submissão) em formato .docx, .odt ou .pdf, que contenha link para o vídeo, identificação dos inscritos e programa/projeto/coordenadoria/núcleo a que o vídeo refere-se, além de três palavras-chave e uma cópia do resumo simples submetido na plataforma.

A submissão de vídeo-pôster é exclusiva e obrigatória para estudantes, docentes e técnicos da UFCA participantes de programas, projetos, coordenadorias e núcleos da Procult/UFCA, abrangidos pelos editais PROCULT/UFCA – Nº 01, N°06 e de Nº 09 de 2022.

Os/as/es participantes dos projetos abrangidos pelo edital PROCULT/UFCA Nº 10 de 2022 poderão submeter vídeo-pôster no Festival UFCA de Culturas 2022 ou, alternativamente, à Coordenadoria de Política e Diversidade Cultural (CPDC/Procult), até 30 dias após o fim da vigência do projeto, conforme estipula o referido edital.